Qualidade de vida, bem-estar, conforto, luxo, exclusividade, valorização do tempo e lazer são alguns dos lemes que tem norteado a escolha de muitas pessoas por morar em bairros ou loteamentos fechados de alto padrão nos últimos anos, desde o cenário pós-pandemia, principalmente. Ideais para morar ou investir, vêm se destacando pela valorização de longo prazo, conforto e estilo de vida premium.
Esse comportamento abriu margem para que os loteamentos fechados e bairros planejados de luxo ganhassem um amplo espaço no mercado imobiliário, oferecendo uma combinação de sofisticação, segurança e comodidade. Esses empreendimentos integram residências, espaços de lazer e, em alguns caso, comércio, com projetos arquitetônicos modernos, paisagismo exclusivo e infraestrutura sustentável.
Essa preferência reflete um comportamento de compra voltado para soluções completas e locais que promovam bem-estar e conveniência. Além de atender às expectativas de clientes de alto poder aquisitivo, esses empreendimentos aquecem a economia ao estimular investimentos locais, gerar empregos em construção civil e serviços e impulsionar o comércio nos arredores. No longo prazo, valorizam as áreas urbanas e incentivam o desenvolvimento sustentável.
Além disso, neste ano de 2024, o mercado imobiliário teve alguns incentivos que fomentaram o crescimento dos empreendimentos de luxo, como a queda na Selic, que acabou favorecendo a presença de novos investidores no mercado, que veem os imóveis como formas de diversificar capital. Segundo a ABRAINC-FIPE, o setor movimentou bilhões em 2023.
Outros fatores importantes foram: A valorização de imóveis, o aumento dos preços de aluguel e um maior interesse de investidores e do público final em adquirir segundas residências em áreas litorâneas, como no Nordeste. O crescimento desses bairros ou loteamentos planejados e a alta valorização dos imóveis refletiram numa expansão saudável da economia, impulsionada por investimentos em infraestrutura e desenvolvimento urbano sustentável.
Acompanhando essa tendência e entendendo que o comportamento e as necessidades do consumidor passaram por transformações , a Conviver procurou se adaptar e inovar em seus projetos, desenvolvendo loteamentos com infraestrutura de alto padrão, arquitetura moderna e focando em oferecer uma experiência imobiliária diferenciada e colocando o cliente no centro de tudo.
Os últimos loteamentos lançados, como o Conviver Riviera na região do Cariri, no Ceará e o Conviver Costamare, localizado em Parnaíba, no Piauí, acompanham essa tendência e contam com projetos disruptivos que, sem dúvidas, irão transformar o mercado imobiliário do Nordeste e revolucionar a forma de se morar.